top of page

San Pedro de Atacama

Direto da Mão do Deserto para para S.Pedro de Atacama, cerca de 364 km. A estrada, como sempre, sem defeitos e viagem bastante tranquila com a paisagem se tornando mais árida no caminho, este repleto de estradinhas que levam a mineradoras. Notamos que não cruzamos com nenhum motociclista estradeiro durante toda nossa viagem pelo Chile, até aquele ponto. Em Sierra Gorda, cruzamos o trópico de capricórnio e, claro, fotinha da placa.


Passamos pela entrada da cidade de Calama, uma cidade moderna e bem estruturada no meio do deserto. Próximo dela fica a impressionante floresta de geradores eólicos.



A estrada ainda com aquela paisagem árida até que entramos no vale onde está S. Pedro de Atacama, a menos de 100 km de Calama. Aí começamos a nos deslumbrar com a beleza da paisagem, seu céu cada vez mais azul e as montanhas despontando ao fundo.


Chegamos a S. Pedro de Atacama, uma pequena e charmosa cidade de casas de adobe e a maioria de ruas de terra. Fomos procurar o hostel que havia reservado. Seguimos por ruas de terra e percebi que estávamos nos afastando muito do centro da cidade. Passamos por uma baixada com o leito de um rio seco e cheio de pedras e, quando achamos o hostel, desisti de vez da reserva (as duas únicas que fiz essa viagem toda não deram certo...). Era longe e de difícil acesso. Reserva cancelada, voltamos para a cidade e começamos a procura de local para hospedagem. Existem muitos, mas a cidade estava bem lotada de turistas, só restando os hotéis e resort caríssimos...


Quando comecei a me preocupar, fomos abordados por um rapaz em uma caminhonete que me ofereceu hospedagem no seu hostel. Seguimos o jovem (que se chama JOTA) pela cidade e ele nos levou para o seu próprio hostel, bem localizado: o CASA DE ADOBE, que ele ainda estava formando... Havia naquela ocasião apenas um quarto pronto! O local super agradável em uma propriedade tombada como patrimônio, com amplo estacionamento para as motos no enorme quintal. Fomos apresentados à sua esposa e proprietária, Soraya Fátima, e a seus dois pequenos filhos. Tenho orgulho de ter inaugurado esse lugar agradabilíssimo!



San Pedro é uma cidade pequena com ruas estreitas e casario de adobe. Tudo muito simples, com uma praça cívica onde se reúnem os turistas nos intervalos dos passeios. Lá se encontra a prefeitura, o museu arqueológico, a feira de artesanato que fica em uma galeria, alguns bares mais badalados e a charmosa igreja de S. Pedro de Atacama. De qualquer ponto de seu entorno se avista o vulcão Licancabur.


Ah, não se bebe na rua por aqui... isso nos valeu uma chamada dos carabineros, que nos acharam passeando pela rua com latinhas de cerveja na mão, kkkkk.


A noite foi uma delícia, com uma "barbacoa en la parrilla" e muita conversa ao redor da fogueira no quintal. O céu do Atacama é considerado um dos mais limpos do mundo e milhões de estrelas surgem junto com a queda bem brusca da temperatura, típico do deserto. Foi muito mágico ver Jota em um ritual em homenagem às almas que ali já residiram: deixando bebida, alimento e brinquedo para nossos acompanhantes de outro plano... em respeito ao lugar que antes deles agora é por nós ocupado!


Outro dia, hora de retomar a viagem. Abastecemos no único posto de combustível da cidade e lá encontramos um grupo de motociclistas com BMW que também estavam de saída. Depois de trocar algumas ideias, retomamos o caminho da estrada. Infelizmente para nós, S. Pedro foi apenas uma passagem nessa viagem. Até porque, se você vê tudo em uma única aventura, não tem motivos para voltar. E nós voltaremos, com certeza muito em breve, pois há bastante o que conhecer nos arredores desse lugar mágico!


Para quem quiser hospedagem agradável com preço justo: (https://www.facebook.com/Casa-de-Adobe-258874174528203/?fref=ts).

Assista aqui:

bottom of page