top of page

O Dilema da Bagagem

A cada viagem estou aprendendo a minimizar mais a minha bagagem. E não me importo de aparecer em várias fotos com a mesma "blusinha", rs. Mas sei que ainda é muito difícil (principalmente para as mulheres) abdicar do visual cuidado e arrumadinho.


Como piloto, fica muito mais fácil carregar aqueles acessórios (nem sempre tão necessários) pois com moto própria não tenho que dividir espaço nos alfoges. Mas nem por isso devemos carregar excesso de bagagem pois o peso da moto aumenta e também o arrasto, afetando a pilotagem. Também já fui garupa por um bom tempo e sei que temos que ser bastante racionais na hora de organizar a bagagem se vamos dividir seu espaço com o piloto. Além disso, acabamos descobrindo que não usaremos grande parte daquilo que estamos carregando.


A bagagem também depende do tipo de hospedagem. Se você vai acampar, com certeza vai precisar de itens como toalha de banho, colchonete, lençol, que vão sobrecarregar a bagagem e que geralmente serão presos com elásticos e aranhas sobre os alforges traseiros, junto com a barraca. Eu nunca acampei em viagens de moto e, sinceramente, não sei como conseguem carregar tanto material. Minhas viagens até agora foram sempre com hospedagem em hotéis e pousadas.


A primeira coisa que considero quando preparo a bagagem é o clima e a roupa adequada para enfrentá-lo. Não se engane: A temperatura pode ter uma brusca variação e, mesmo no verão, ocorrem as chamadas "frentes-frias" que, se nos pegarem desprevenidos, podem tornar a viagem bem desagradável. Por sorte, hoje existem várias roupas leves e finas (segunda-peles térmicas) que podem ser incluídas na bagagem sem aumento expressivo do volume. Tenho um excelente conjunto que inclui luva, meia e balaclava.


Outra coisa que ajuda é a forma de arrumar a bagagem. Faço rolinhos com as camisetas e calças (geralmente levo duas calças e seis camisetas), tenho necessaires próprias para material de higiene e outra para roupas íntimas que cabem nos cantinhos do alforge. Minha bagagem inclui sempre camisetas de tecido levíssimo que secam rapidamente. Carrego um pequeno varal de corda com pregadores numa sacolinha e tenho uma sacola com zíper para colocar roupa suja. Não deixo de incluir uma necessaire com itens de primeiros socorros (você não sabe como uma pomada para assadura pode ser necessária) e protetor solar e labial.

Procuro incluir um traje de banho, chinelo, short e bermuda de jeans leve que serve para várias ocasiões. Também levo sempre um par de luvas extras. Parece muito, mas tudo é uma questão de arrumação. Bem arrumadinho dá até para "divar'" levando uma roupinha mais social e uma sandália de salto.


Tenho uma mala auxiliar, em forma de tubo, que coloco presa ao lugar da garupa. Essa "mandrake" serve para carregar coisinhas extras além de tênis ou ferramentas. Recomendo.


O importante é estabelecer prioridade na arrumação. E porque não "ensaiar" essa arrumação mesmo sem ter nenhuma viagem em vista? Experimente fazer sua lista e acomodar tudo da melhor forma nos alforges. Fazendo isso várias vezes, acaba encontrando a melhor maneira de arrumar sua bagagem. E lembre-se: Arrume de forma que fique fácil de mexer, ou vai ter aquela desagradável sensação de que a roupa não cabe mais na moto no meio da viagem.

bottom of page