As Surpresas da Estrada
- Isis Bueno
- 26 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Estamos sempre antenados na pilotagem, preparados para as surpresas que a estrada pode apresentar. Mas vez em quando situações novas nos põem à prova, como do nosso passeio pelas estradas do Mato Grosso do Sul a poucos dias. As estradas dali são retas longas com algumas elevações suaves. Você pilota olhando o horizonte bem distante.

Uma pequena parte do percurso (cerca de 300 km) foi pela MS 276. É uma vicinal que corre ao longo da margem do rio Paraná, quase toda sem acostamento mas com um visual deslumbrante. A estrada estava ótima, somente após Batayporã pegamos um trecho de poucos quilômetros bastante ruim, com muitos remendos na estrada.
As retas do Mato Grosso do Sul são um delicioso convite à velocidade, sem quebra-molas ou radares. Mas a vegetação que corre em suas margens esconde muitos animais de vários portes que podem causar sérios acidentes com motos. Isso exige atenção redobrada e cautela. Em grande parte da via não há acostamento ou esse foi tomado pela vegetação.

Pegamos a MS 276 bem cedo em Bataguassu e o dia se apresentava com um sol maravilhoso e pouca névoa. Mas, para nossa surpresa, acabamos entrando em uma área com intensa neblina e baixíssima visibilidade. Sem ter opção de parada, continuamos a viagem reduzindo a velocidade e redobrando a atenção. Em certos trechos, a visibilidade não alcançava dez metros e não havia local seguro para parar.

Percorremos mais de 30 km dentro dessa neblina espessa, até a entrada de Anaurilândia, onde a névoa começou a dissipar e o sol voltou a iluminar a estrada.

Temos que estar sempre preparados para essas "surpresas". Vale recordar algumas regrinhas básicas quando a neblina nos alcança na estrada:
* triplique a atenção e reduza a velocidade
* mantenha distância do veículo à sua frente
* use somente farol baixo e não use o pisca-alerta
* nunca pare no acostamento; se não houver local seguro e fora da pista, é melhor não parar.
* use como guia a faixa branca longitudinal ao longo da rodovia no acostamento.
Uns trechos da viagem no vídeo abaixo. Tempo bom e, depois, ...