top of page

Do Chile à Argentina pelo Paso Jama

A viagem entre San Pedro de Atacama e San Salvador de Jujuy é espetacular, um presente para as lembranças marcado pelo visual dos vulcões e o colorido do deserto. San Pedro é cercado de vulcões: Lascar (o vulcão mais ativo na Cordilheira dos Andes), Cerro Toco, Putana, Licancabur, Sairecabur, San Pedro e Ojos del Salado. Toda a Cordilheira é cravejada de vulcões!

O vulcão Licancabur, a mais ou menos 40 quilômetros de S. Pedro, se destaca pela sua beleza e proximidade da estrada. A paisagem é tão bela que nos dá a sensação de que estamos dentro de uma pintura, às vezes com um visual tão lindo que não parece real. Passamos próximo à divisa com a Bolívia bem perto do Cerro Toco, onde paramos para fazer umas fotos. Para onde você olhe sempre tem algum vulcão ao fundo.


A temperatura já havia caído bastante e tinha muito vento lateral na estrada. Mas nem por isso a viagem era desagradável, muito ao contrário, pois o visual era espetacular. Chegamos ao Salar de Pujsa. Ali a parada é obrigatória, pois é muito bonito.

A estrada logo começa a subir e serpentear. Passamos ao lado da Reserva Nacional Los Flamencos e seguimos para o Paso Jama, que fica a 160 quilômetros de San Pedro e a 4.200 metros de altitude. Nesse trecho o frio e o vento aumentaram bastante. Chegamos à fronteira do Chile com a Argentina e entramos na Ruta Nacional 52.







Nossa liberação na aduana foi muito demorada pois priorizam o atendimento aos passageiros de ônibus e, infelizmente, havia chegado um juntamente conosco. Depois de duas filas enormes e cinco guichês para obter carimbos, conseguimos entrar na Argentina. A estrada continuava perfeita. Seguimos pela RN52 passando pelo salar de Salinas Grandes, que fica entre Salta e Jujuy, um espetáculo branco com mais de 200 quilômetros de extensão e descemos a Cuesta de Lipán passando por Purmamarca, onde está o Cerro de los Siete Colores, uma formação geológica onde vários minerais se sedimentaram durante milênios, resultando em uma formação de enorme beleza. Mas para conhecer todas as maravilhas geológicas da região (e são muitas) teremos que empreender outra viagem. É uma bela região e, conforme descemos a estrada, as montanhas vão mostrando novas e surpreendentes cores. Por não conseguir escolher poucas fotos para colocar aqui, fiz um vídeo com fotos mostrando a descida até Jujuy:


https://vimeo.com/205978829



bottom of page